Contrato digital: como fazer e assinar esse tipo de documento?

Primeiramente, você já ouviu falar em contrato digital? Sabia que este documento pode facilitar a sua vida e desburocratizar processos?

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a adoção de novas tecnologias (como o contrato digital) para otimizar a rotina já se tornou algo comum. Já não há mais tempo para burocracia e para processos ultrapassados. Afinal, o nosso tempo é valioso. 

Todos os dias, diversas empresas dos mais variados portes investem em novas soluções e ferramentas que possam trazer melhores resultados, e o contrato digital pode ser inserido neste contexto.

O que é contrato digital?

Um contrato digital é um documento de formalização, assim como os contratos físicos e impressos em papel que todos nós conhecemos. A diferença é que, neste formato, todas as tramitações referentes a este documento também devem ser digitais, já que um contrato digital é um documento que “nasce” e “morre” no meio virtual.

Como assim, o contrato “nasce” e “morre”?

Bom, pode-se dizer que um contrato digital é um documento nato-digital, ou seja, que é criado, elaborado e editado exclusivamente no meio eletrônico. Por isso, dispensa a etapa de impressão do documento, evitando gastos desnecessários com papel e tinta.

Aliás, caso você tenha um documento digital assinado eletronicamente e queira imprimi-lo, saiba que este vai perder a sua validade jurídica. Afinal, ele não será mais um documento digital e, sim, uma mera cópia digitalizada. Um documento digital só possui validade jurídica quando tramita, em sua totalidade, no meio virtual.

Leia também: Imprimir documento assinado digitalmente: é possível?

Além disso, todas as etapas as quais um contrato digital é inserido, também devem ser digitais. Ou seja, é necessário criar o documento, editar, enviar para assinatura, assinar, assegurar a vigência e armazenar virtualmente.

A maior vantagem e facilidade que um documento como um contrato digital proporciona é a possibilidade de assiná-lo sem sair de casa. Para isso, basta ter um dispositivo com acesso à internet e em poucos cliques o seu contrato pode estar assinado, vigente e armazenado digitalmente, com segurança e validade jurídica!

Vantagens do contrato digital

Existem diversas vantagens em aderir ao contrato digital para os seus processos internos. Confira abaixo algumas delas:

Assinar digitalmente

É muito fácil utilizar a assinatura eletrônica em um contrato digital, e esse processo fica ainda mais simples quando você tem uma plataforma que reúne as principais ferramentas para assinar e gerenciar documentos online como a CKsign. 

A assinatura digital simplifica a rotina de empresas de todos os portes, além de resultar em redução de custos, facilidade de acesso, centralização de informações, agilidade em negociações, mais segurança, entre outros benefícios.

Leia também: Assinatura digital: entenda a importância para a sua empresa

Amparado por Lei

Medida Provisória nº 2.200-2/2001 garante a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica. Com isso, os contratos digitais são válidos juridicamente e amparados por essa MP.

Mais organização

Em qualquer empresa, o volume de documentos costuma ser enorme. Dependendo da atividade, ainda há uma atualização constante destes, como é o caso da advocacia, por exemplo. Com os contratos digitais, é possível ter mais organização, pois estes ficam armazenados em sistemas que, na maioria das vezes, possuem filtros inteligentes para que você possa encontrá-los com facilidade.

Alto nível de segurança

A assinatura de contratos digitais é uma tecnologia que possui alto nível de segurança, com protocolos avançados e métodos como o uso da criptografia e hash de segurança. Assim, os dados dos seus contratos digitais estarão seguros, evitando possíveis fraudes e extravios.

Redução de custos

Já pensou se você pudesse reduzir custos com a burocracia, impressão de papelada, arquivamento em milhares de gavetas, idas ao cartório e correios? Tudo isso é possível com o uso do contrato digital, por conta da digitalização de todos os processos. Todas as etapas passam a ser online! 

Sustentabilidade

Complementando o item anterior, o contrato digital é mais sustentável justamente por ser eletrônico. Com isso, há a redução do consumo de papel e, consequentemente, menor produção de lixo.

Como assinar um contrato digital?

Agora, você deve estar se perguntando: “Afinal, como eu posso assinar um contrato digital?”

Para isso, você pode contar com uma plataforma completa de assinatura digital e que, além disso, proporciona um gerenciamento dos seus contratos: a CKsign!

A CKsign – Plataforma de assinatura digital com teste grátis

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos, a partir de R$26,90 por mês. Além disso, também possui um plano gratuito, que pode ser ativado após o teste grátis da plataforma.

Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!