Como funciona a Assinatura Digital?

Você sabe como funciona a assinatura digital? Essa tecnologia tem como principal função a validação de contratos e documentos online!

Primeiramente, a assinatura digital possui o mesmo objetivo das assinaturas físicas. Existem dois tipos de assinaturas digitais: a assinatura eletrônica e a assinatura digital (com certificado digital). Caso você esteja se perguntando “como funciona a assinatura digital e a assinatura eletrônica”, continue a leitura!

Assinatura eletrônica

assinatura eletrônica utiliza elementos de identificação pessoal que por certo se equiparam às assinaturas manuais. O acesso ao contrato digital é enviado por e-mail e a assinatura pode ser feita a partir da confirmação de elementos como:

  • CPF;
  • Palavra – chave;
  • Token;
  • Confirmação via e-mail;
  • Entre outros fatores.

 

Os itens citados são de conhecimento pessoal exclusivo e, por isso, garantem a integridade da assinatura digital. A partir da comprovação pessoal de todas as partes interessadas, por fim a contratação e assinaturas são concluídas.

Leia também: A assinatura digital substitui o reconhecimento de firma?

CKsign assinatura digital para todos
Como funciona a assinatura digital? Confira no artigo!

Assinatura digital (com certificado digital)

A assinatura com certificado digital é uma assinatura um pouco mais complexa. Sendo assim, equivale a contratações que se utilizam, além de assinaturas manuais, também de reconhecimento de firma em cartório.

A assinatura com certificado digital (ICP – Brasil), é possível graças à produção de um dispositivo (parecido com um cartão de crédito) regulamentado pelo  Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e produzido por qualquer certificadora autorizada. Sua produção passa por processos visuais e físicos, com a finalidade de garantir a identidade daquele que o possui.

Leia também: ICP-Brasil: o que é, para que serve e o que regulamenta?

Depois de ter o certificado em mãos, é possível assinar digitalmente. Basta inseri-lo em um leitor de chip e digitar sua senha. Dessa forma, seu contrato será validado!

Agora, você vai entender um pouco mais sobre um fator que confere total segurança para a assinatura digital: o hash de segurança.

Assinatura Digital: Hash de Segurança

A hash de segurança está igualmente presente nos dois tipos de assinatura aqui citados. Sendo assim, pode ser comparada à autenticação de contratos em cartório.

Quando fazemos contratos físicos, um dos procedimentos de segurança é a autenticação desses documentos em cartório. De tal forma o cartório garante que o acordo firmado é válido e as assinaturas são autênticas. Isso se dá por meio de uma confirmação por carimbo e assinatura.

Do mesmo modo, dentro da contratação digital isso é possível em virtude da hash de segurança.  Já que a hash é um código único presente em cada um dos contratos firmados. Bem como, judicialmente, equivale a autenticação em cartório.

Para que serve a assinatura digital e a assinatura eletrônica?

Em suma, o principal objetivo desses dois tipos de assinaturas é facilitar transações e acordos entre partes interessadas de maneira mais rápida e prática.  Portanto, todos os processos são seguros,  já que muitas das práticas feitas fisicamente são equivalentes no ambiente digital.

Quais as vantagens da assinatura digital?

Por consequência, as vantagens desse tipo de tecnologia são muitas. As mais notáveis são:

  • A despersonalização da ação: já que a partir dessas assinaturas não é necessária a presença física dos interessados no acordo. Diferente de contratações físicas e tradicionais, em que é necessária a presença das partes interessadas, ou ainda, o envio do contrato para os mesmos.
  • A desterritorialização: não há necessidade da união das partes envolvidas em um só local. Assim, é possível assinar contratos com pessoas de municípios e estados diferentes, com apenas um clique.
  • A desmaterialização: pois o contrato não é impresso, de tal forma que tudo é feito online. Assim sendo, ao contrário das contratações tradicionais que necessitam espaços especiais para armazenamento.

 

Assim, a assinatura digital é uma ferramenta de negócio que inegavelmente facilita processos caracterizados como burocráticos e lentos. De fato, gerando mais agilidade, economia de tempo e dinheiro para todas as partes envolvidas em contratações!

A CKsign – Plataforma de assinatura digital

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos. A plataforma possui um plano gratuito (que pode ser ativado somente após o teste gratuito) e os planos Light e Starter, com mensalidades a partir de R$26,90! 

Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!