Assinatura eletrônica: conheça as principais vantagens

Assinatura eletrônica: você já deve ter ouvido falar sobre isso, certo? Hoje, a assinatura eletrônica é uma das principais soluções digitais para assinar contratos à distância.

Primeiramente, se você já utilizou a assinatura eletrônica para assinar qualquer tipo de documento, então muito provavelmente se surpreendeu com a agilidade e facilidade com que o processo acontece.

Mas caso você ainda seja iniciante no assunto, não se preocupe: neste artigo, vamos explorar alguns assuntos essenciais para que você entenda a importância em migrar as suas assinaturas feitas com caneta para o digital.

Em primeiro lugar, antes mesmo de entender sobre os benefícios desta tecnologia, é importante que você entenda o que é, como funciona e como fazer assinatura eletrônica de um jeito descomplicado. 

Assinatura eletrônica: conheça as principais vantagens
Neste artigo você vai descobrir todas as vantagens da assinatura eletrônica!

O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica nada mais é do que um mecanismo que faz a assinatura de documentos e contratos de forma digital. Ou seja, através da internet, 100% online. 

Estima-se que este tipo de assinatura seja válida para cerca de 95% das transações nacionais, ou seja, a maioria das negociações e os mais variados tipos de documentos e contratos podem ser assinados com o uso da assinatura eletrônica. 

Nesse sentido, a assinatura eletrônica coleta dados ou outras informações para comprovar a autoria de um documento. Assim, utiliza os mais diversos meios virtuais e protocolos de segurança para concluir o processo, como criptografia, dados dos participantes, login e senha, carimbo do tempo, etc.

Como funciona a assinatura eletrônica?

Desde já, é importante entender que a assinatura eletrônica é válida juridicamente desde 2001. Sim, 2001!

Esta tecnologia é amparada pela Medida Provisória 2.200-2 que, dentre outras informações, diz respeito à validade jurídica dos documentos em formato eletrônico e valida juridicamente os documentos que são autenticados via assinatura digital ou eletrônica. 

Além disso, esta MP também instituiu a ICP-Brasil, que permitiu a criação dos certificados digitais como meios de autenticação (o certificado digital é obrigatório no uso da assinatura digital – no caso da eletrônica, isso não se aplica).

A ICP-Brasil foi instituída com o objetivo de garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras. 

Leia também: Assinatura eletrônica e assinatura digitalizada: qual a diferença?

Seja como for, a assinatura eletrônica funciona como a assinatura tradicional que nós todos conhecemos, mas sem a necessidade de utilizar papel e caneta. No meio digital, a autenticação e validação é feita através de dados como o e-mail, login e senha, CPF, IP do dispositivo, biometria, entre outros métodos.

Nesse sentido, a assinatura online possui validade jurídica e, ainda, é uma tecnologia fortemente amparada por diversos tipos de protocolos seguros, garantindo a segurança dos dados e de todo o processo. Muitas pessoas acham que a assinatura digital não é confiável o suficiente, mas na verdade ela pode ser até mais segura que a assinatura de próprio punho.

Da mesma forma, a segurança é uma das principais vantagens da assinatura eletrônica. Confira outros benefícios abaixo!

assinatura eletrônica vantagens
Deixe de lado os processos antigos que ainda utilizam papel e caneta!

Vantagens da assinatura eletrônica

Fácil de usar

Ao utilizar a assinatura eletrônica, você provavelmente vai se surpreender com a facilidade desta tecnologia. Com uma plataforma moderna como a Assinatura Digital Grátis, em apenas poucos cliques você consegue selecionar um documento, inserir os participantes, enviar para assinatura, assinar e, ainda, armazenar o documento na nuvem. É muito simples!

Agilidade nas negociações

A assinatura digital permite que você feche negócios com muito mais rapidez, já que todo o processo passa a ser online. Com isso, você nunca mais terá que se preocupar com etapas lentas e burocráticas em suas negociações, como as idas ao cartório, depender de motoboy e correios, imprimir e escanear contratos, entre tantos outros perrengues do processo tradicional.

Produtividade para o time

A produtividade de uma equipe é proporcional ao seu grau de tecnologia! Quanto mais processos ágeis você tem dentro da sua empresa, mais os seus colaboradores otimizam o tempo e, assim, ganham mais produtividade para focar em tarefas que realmente importam.

Tecnologia sustentável

Não tem como falar de assinatura eletrônica sem mencionar a sustentabilidade. Por reduzir drasticamente o consumo do papel, essa tecnologia ajuda a preservar o meio ambiente, emitindo menos poluentes e gerando menos lixo através do processo digital.

Redução de custos 

Ao aderir à assinatura eletrônica, a redução de custos é visível. Afinal, você para de gastar com a papelada, impressão, transporte, motoboy, correios, cartórios… Deixar estes processos burocráticos no passado te ajuda a economizar!

Otimização do tempo

Uma coisa leva à outra: com a agilidade evidente nas etapas, você ganha mais produtividade e, consequentemente, otimiza o seu tempo no trabalho. Além disso, as idas ao cartório não são mais tão necessárias e, então, é possível focar os seus esforços e o seu valioso tempo em outras atividades mais proveitosas.

Desburocratização

Um dos principais problemas que o brasileiro enfrenta é a constante burocracia, em diversos sentidos da vida. Ao utilizar meios digitais para facilitar processos e ampliar a eficiência, a desburocratização é uma consequência positiva.

Mais segurança

Com certeza esse é um dos principais benefícios da assinatura eletrônica. O processo digital pode ser até mesmo mais seguro que o tradicional! Estas tecnologias possuem diversos protocolos de alto nível de segurança e complexidade, o que evita possíveis fraudes e vazamento de dados. Alguns destes métodos utilizados são: criptografia por meio de hash, carimbo de data e hora, validação do certificado digital, dados dos participantes (e-mail, CPF, etc), IP do dispositivo, login e senha, entre outros.

A CKsign – Plataforma de assinatura digital com teste grátis

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos, a partir de R$26,90 por mês. Além disso, também possui um plano gratuito, que pode ser ativado após o teste grátis da plataforma.

Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!