10 motivos para começar a utilizar assinatura eletrônica agora

Em primeiro lugar, você sabe o que fazer caso precise assinar um contrato de maneira virtual? Já ouviu falar em assinatura eletrônica?

Sim, a assinatura eletrônica é a melhor solução para isso!

Com a constante evolução dos processos empresariais e a transformação digital, a busca por tecnologias que resolvam burocracias é cada vez mais assídua. E quando o assunto é a desburocratização do seu negócio, nós sabemos muito bem quais são as suas necessidades e como solucioná-las.

Afinal, a realidade é que a maioria das pessoas não têm tempo a perder com problemas que poderiam facilmente ser resolvidos com a ajuda de uma solução digital. Hoje, os softwares já fazem parte das nossas rotinas, facilitando e simplificando processos que, antes, eram muito mais lentos, caros e burocráticos.

Nesse sentido, a assinatura eletrônica surge com esse objetivo: a modernização de algo que já não pode mais ser tão burocrático. As pessoas não têm mais tempo de ficar em filas de cartórios e aguardando dias para que um documento seja enviado via correios. Além disso, quanto mais econômica uma solução é, melhor! Hoje, é preciso inovar, porque este é um importante passo rumo ao sucesso do seu negócio.

Porém, antes de mais nada, é importante que você entenda o que é uma assinatura eletrônica, quais são as vantagens dessa tecnologia e como começar a usar agora mesmo.

Então, neste artigo, você vai encontrar os seguintes conteúdos:

  • O que é assinatura eletrônica?
  • Assinatura eletrônica tem validade jurídica?
  • 10 motivos para começar a utilizar assinatura eletrônica agora
  • Conheça a melhor plataforma de assinatura e gestão de contratos

 

Vamos lá?

10 motivos para começar a utilizar assinatura eletrônica agora

O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é uma tecnologia que permite que as pessoas assinem documentos e contratos digitalmente, ou seja, de forma 100% online. Resumidamente, é um meio seguro e válido juridicamente, que atesta a autoria e integridade de um documento no formato digital, firmando o acordo entre as partes. 

Existem alguns tipos de assinatura digital, e a eletrônica é uma delas. Neste caso, não há a necessidade de utilizar o certificado digital como forma de autenticação. Utiliza-se outros meios de comprovação, que estão descritos abaixo.

A assinatura eletrônica é garantida pelo §2º do art. 10 da Medida Provisória 2.200-2/2001. Assim, a autoria desta assinatura ocorre de forma eletrônica, por meio da coleta de informações como: e-mail do signatário, CPF e IP do dispositivo utilizado para realizar a assinatura. 

Mas qual é a validade jurídica desta tecnologia? Confira a seguir!

A assinatura eletrônica tem validade jurídica?

Caso você esteja se perguntando sobre a validade jurídica da assinatura eletrônica, temos uma boa notícia: este tipo de assinatura é sim, válida. A Medida Provisória 2.200-2/2001 instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.

Além desta MP, outras leis também dizem respeito à validade das assinaturas feitas por meios digitais. Uma delas é a  Lei 14.063/2020, que classificou as assinaturas digitais em três tipos: assinatura simples, assinatura qualificada e assinatura avançada. Você pode ler mais sobre estes tipos de assinaturas clicando aqui. 

Leia também: Tudo sobre a validade jurídica dos documentos digitais

Agora que você já sabe que a assinatura eletrônica é um meio válido juridicamente para assinar documentos online, confira 10 motivos para começar a utilizá-la agora mesmo!

assinatura eletrônica vantagens
Deixe de lado os processos antigos que ainda utilizam papel e caneta!

10 motivos para começar a utilizar assinatura eletrônica agora

1. Segurança

Ao contrário do que as pessoas costumam pensar, os processos digitais muitas vezes são mais seguros do que os tradicionais. No caso das assinaturas eletrônicas, isso também é uma realidade, já que todas as etapas são munidas com técnicas de alto nível de segurança. Alguns dos métodos utilizados são: criptografia, carimbo de data e hora, informações dos usuários, login e, no caso da assinatura digital, a utilização do certificado digital.

Leia também: Criptografia e a segurança da assinatura digital

2. Validade jurídica

Como vimos acima, a assinatura digital e eletrônica são válidas juridicamente e asseguradas por leis e medidas provisórias. Por isso, é uma tecnologia totalmente segura para ser usada em seus contratos!

3. Sustentabilidade

Ao optar por essa solução digital, a redução no consumo de papel é evidente. Afinal, não é mais necessário imprimir diversas cópias do mesmo documento e, assim, você evita o consumo excessivo e desnecessário de papel. Portanto, a sua empresa passa a ser mais sustentável nesse sentido.

4. Mais velocidade

Com a assinatura eletrônica, você ganha mais velocidade em todos os processos que envolvem a assinatura de um contrato. No fluxo tradicional, um contrato pode demorar até 30 dias – ou mais – para entrar em vigência. No fluxo digital, com o uso da assinatura online, esse tempo diminui para 5 dias, em média. Mas a verdade é que você pode firmar um contrato em poucos minutos e poucos cliques! Fora que, neste caso, ninguém precisa perder tempo com cartórios, correios e transportes.

5. Centralização de informações

Dependendo da plataforma que a sua empresa for utilizar para assinar documentos, é possível fazer um monitoramento completo das assinaturas, participantes, vigências e prazos. Assim, a centralização das informações acontece de forma natural, já que todas as etapas são realizadas dentro da mesma plataforma. Aqui na Cksign, nós vamos além da assinatura digital: a nossa ferramenta permite que todos os seus documentos e assinaturas sejam monitorados!

6. Redução de custos

A redução de custos é uma das principais vantagens de optar pela assinatura digital ou eletrônica para assinar os seus documentos e contratos. Enquanto a assinatura tradicional (com papel e caneta) depende de diversos fatores como cartórios, transporte, correios e impressão de muitas cópias, a assinatura feita online é muito mais acessível. Hoje, é possível assinar contratos digitalmente em plataformas gratuitas, como a Assinatura Grátis, por exemplo. Portanto, a redução de custos é muito evidente.

7. Credibilidade

Ao investir em novas tecnologias e na inovação dos processos da sua empresa, você estará mostrando aos seus clientes que se preocupa com a experiência deles. Então, a sua credibilidade tende a aumentar.

8. Desburocratização

Reduzir a burocracia em processos manuais é um dos principais objetivos de avanços tecnológicos como esse. Ao digitalizar etapas que, antes, levavam muito tempo e custavam mais dinheiro, você estará deixando a burocracia onde ela pertence: no passado!

9. Versatilidade

A assinatura eletrônica é uma solução muito versátil, podendo ser utilizada em diversos departamentos de uma mesma empresa. Além disso, por ser uma ferramenta simples e intuitiva, muitas pessoas conseguem se adaptar ao seu uso.

10. Mais produtividade

Com o uso de uma tecnologia como esta, os seus colaboradores passam a ter mais produtividade no dia a dia, uma vez que não precisam mais perder tanto tempo com tarefas burocráticas.

A CKsign – Plataforma de assinatura digital com teste grátis

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos, a partir de R$26,90 por mês. Além disso, também possui um plano gratuito, que pode ser ativado após o teste grátis da plataforma.

Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!