Assinatura digital tem validade em documento impresso?

Afinal, a assinatura digital tem validade em documento impresso? Se você começou a usar esta tecnologia recentemente, muito provavelmente essa dúvida já passou pela sua cabeça.

Primeiramente, o uso da assinatura digital tem se tornado cada vez mais comum e importante para a assinatura de documentos. Com a crescente digitalização de processos, a assinatura feita de forma eletrônica se tornou uma ferramenta essencial para garantir a autenticidade e a validade legal de documentos em diversos setores, como negócios, governo, saúde e jurídico.

Em primeiro lugar, a assinatura digital é uma técnica que utiliza criptografia para garantir a autenticidade e a integridade de um documento eletrônico. Ao contrário das assinaturas manuscritas, a assinatura digital oferece uma camada adicional de segurança, tornando difícil a falsificação ou a adulteração do documento.

Além disso, a assinatura digital simplifica e agiliza processos, permitindo que documentos sejam assinados remotamente, reduzindo a necessidade de impressão, envio físico e armazenamento de papel.

Ao começar a utilizar uma nova tecnologia, muitas dúvidas podem surgir. Com a assinatura digital, isso não é diferente! Inclusive, uma das principais dúvidas é se a assinatura digital tem validade em documento impresso. Continue a leitura e descubra!

Leia também: Mitos e verdades sobre a assinatura digital

Assinatura eletrônica e assinatura digitalizada: qual a diferença?
Afinal, a assinatura digital tem validade em documento impresso?

As principais dúvidas sobre o uso da assinatura digital

As pessoas geralmente têm algumas dúvidas comuns relacionadas à assinatura digital. Aqui estão algumas das principais dúvidas, incluindo a pergunta “a assinatura digital tem validade em documento impresso?”:

O que é uma assinatura digital?

As pessoas podem confundir a assinatura digital com a assinatura manuscrita tradicional. Elas podem ter dúvidas sobre como a assinatura digital funciona e quais tecnologias estão envolvidas.

Uma assinatura feita por meios digitais nada mais é do que um mecanismo utilizado para garantir a integridade, autenticidade e não repúdio de documentos eletrônicos. Ela usa técnicas criptográficas para criar uma representação única e identificável da identidade do signatário, bem como para proteger o conteúdo do documento.

Quer entender mais sobre como funciona a assinatura digital? Então clique aqui!

A assinatura digital tem validade jurídica?

Muitas pessoas ficam preocupadas com a validade legal da assinatura digital. Uma das principais dúvidas é se se a assinatura digital tem o mesmo valor jurídico que a assinatura manuscrita e se é aceita em tribunais e em outros contextos legais.

No Brasil, a assinatura digital feita com o certificado digital tem a mesma validade jurídica que a assinatura com reconhecimento de firma em cartório. Portanto, sim, a assinatura digital possui validade jurídica.

A assinatura digital tem validade em documento impresso?

Em primeiro lugar, é importante destacar que a assinatura digital em si não tem validade em um documento impresso, pois este tipo de assinatura é uma forma de autenticação eletrônica (e somente eletrônica) que utiliza criptografia para garantir a integridade e a autenticidade de um documento no meio digital. A assinatura digital é aplicada a arquivos e geralmente não pode ser transferida diretamente para um documento impresso.

No entanto, é possível imprimir um documento digital que contenha uma assinatura digital, juntamente com outras informações, como selos, carimbos e números de série, para criar uma versão impressa que seja uma representação visual do documento digital original. Porém, essa versão impressa não possui validade jurídica e passa a ser apenas uma cópia visual, pois a assinatura digital em si não tem validade nesse contexto.

Em suma, é importante destacar que a validade legal de um documento impresso pode variar dependendo das leis e regulamentações do país em questão. Em muitos casos, a validade de um documento impresso requer a utilização de assinaturas manuscritas ou reconhecidas legalmente, como é o caso de assinaturas realizadas diante de um notário público. 

Como posso fazer uma assinatura digital?

Algumas pessoas podem não estar familiarizadas com o processo de obtenção de uma assinatura digital e podem ter dúvidas sobre como adquirir um certificado digital ou se há algum custo associado a isso.

Confira como fazer assinatura digital aqui!

A assinatura digital é segura?

A segurança é uma preocupação comum quando se trata de assinatura online, principalmente porque todo o processo é feito de forma eletrônica/digital. Muitas pessoas podem se perguntar se é possível falsificar uma assinatura digital, se os documentos assinados digitalmente são vulneráveis a violações de segurança ou se a criptografia usada na assinatura digital é confiável.

No mais, as assinaturas online são consideradas seguras quando implementadas corretamente. Elas utilizam algoritmos criptográficos robustos para proteger a integridade e autenticidade dos documentos, como: criptografia, código hash, carimbo de data e hora, entre outros.

No entanto, é importante adotar boas práticas de segurança, como manter suas senhas protegidas, usar certificados digitais confiáveis (quando aplicável) e manter a plataforma de assinatura digital e os sistemas atualizados para garantir a máxima segurança.

Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “a assinatura digital tem validade em documento impresso?”, está na hora de começar a usar as assinaturas online a seu favor!

Por meio de plataformas online, como a AssinaturaGratis.com, você pode enviar, ilimitadamente, arquivos no formato .pdf, .doc ou .docx para assinar com apenas um clique. E pode ficar tranquilo, pois além de possuir protocolos de segurança, ela garante validade jurídica aos documentos assinados!

Porém, caso você esteja procurando uma plataforma que possua mais funcionalidades para ter mais controle na sua rotina, nós também temos a solução. Com a CKsign, você conta com recursos como o armazenamento em nuvem, o acompanhamento do status das assinaturas, a inserção do logo da sua empresa nos pedidos de assinatura e muito mais!!

A CKsign – Plataforma de assinatura digital com teste grátis

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos, a partir de R$26,90 por mês. Além disso, também possui um plano gratuito, que pode ser ativado após o teste grátis da plataforma.

Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!